• White Facebook Icon

Crianças

As crianças, assim como as mulheres, são os alvos mais vulneráveis da violência ao redor do mundo, em todos os contextos. Muitas são obrigadas a amadurecerem antes do tempo. Carregando responsabilidades de adultos, se tornam “pais” dos seus irmãos mais novos e têm que sustentar seus lares. Em seus corações há feridas não curadas, traumas que os seguem pelo resto de suas vidas. Independente do cenário em que se encontram, essas crianças precisam conhecer ao Senhor, e nós podemos agir!

CRIANÇAS,

O TEMPO DE SEREM SALVAS É AGORA!

Segundo a Aliança Pró Evangelização das Crianças (APEC), organização cristã internacional, onde atua na propagação do Evangelho para crianças e realiza treinamentos para alcançar os pequeninos, em mais de 190 países do mundo. A idade mais favorável para a conversão é exatamente o tempo da infância.

Diante disso, uma pergunta surge: “Com qual idade a maioria das pessoas conheceram a Jesus?” – para isso foi criada uma expressão “Janela 4/14” – período em que o ministério com crianças e jovens deve se destacar em qualquer estratégia missionária moderna de confiança – a fim de revelar, em uma pesquisa, a faixa etária de idade média em que um grupo de 100 evangélicos aceitaram a Jesus como Salvador:


Você notou algo? Mais de 80% tem o seu encontro com o Salvador e nasce de novo pela fé em Cristo, dos 4 aos 14 anos. Há crianças inclusive que recebem a Cristo antes dos 4 anos de idade. Isto é simplesmente maravilhoso!

 

As crianças são as mais vulneráveis, estão expostas aos diversos fenômenos sociais: fome, pobreza, violência, abusos, preconceito e perseguições ou então, mesmo quando não passam por nenhum desses problemas, ainda assim, possuem algo em comum: a necessidade de um salvador para suas almas, a necessidade de conhecer a esperança da vida, Jesus!

Compreender as principais percepções que eles (as) enfrentam, nos ajudam a entender onde e como aumentar o compromisso enquanto Igreja ao lidar com crianças e adolescentes. Vamos conhecer algumas delas?

O QUE AS CRIANÇAS ENFRENTAM?

Estes são os fenômenos sociais que mais atingem as crianças, em diversas partes do mundo

ESTRUTURA FAMILIAR

As crianças são a representação do novo, os pequeninos possuem particularidades e potencialidades a serem exploradas, para dar frutos.  Tanto crianças como adolescentes são indivíduos precisam receber cuidados especiais, afinal, é nessa fase onde seus corações são campos férteis para descobrirem sobre Jesus.

Ninguém ensina a criança a pecar, o pecado já nasce com ela (Gênesis 8:21). Quando a bíblia nos relata que todos somos pecadores (Romanos 3:23) , não especifica se é homem, mulher, idoso ou crianças. Todos nós pecamos e precisamos da Glória de Deus em nossas vidas, e pela graça temos acesso livre ao próprio Senhor (Tito 2:11).

 

Tanto no Brasil como internacionalmente, há crescimento na perspectiva de promoção de direitos, para preservação da dignidade e proteção sobre suas vidas. Independente de qualquer direito social a ser conquistado para o ser humano, o principal direito Jesus já nos deixou: a salvação! E toda criança tem o direito de conhecer o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA (João 14.6). Uma criança convertida abre portas importantes para a evangelização de sua família.

 

É através da família que valores e princípios são passados aos filhos na infância. A estrutura familiar tem um papel muito importante nessa fase da vida, pois, as relações primordiais do processo de construção social na infância está atrelado ao vínculo familiar. Uma vez rompido esse vínculo por abandono, guerras, mortes, etc., grande impacto é gerado nos pequeninos e isso influenciará diretamente sua vida adulta.

 

Uma criança que cresce em uma família que não conhece a Jesus, está exposta a todas as consequências do pecado, sem serem combatidos, corrompendo os valores cristãos, por não conhecem a Verdade, tendo que viver situações que causam sofrimento e dor sem uma esperança de transformação por acreditarem que foram predestinados para viverem assim.

 

Quando elas conhecem Jesus, ainda na infância e possuem como testemunho diário a base familiar, significativamente é reduzida a possibilidade de envolvimento com determinantes sociais (álcool, drogas, violência doméstica, prostituição. etc.) que destroem a suas vidas, pois uma família estruturada protege, cuida e ama.

 

"Algumas pessoas LEVARAM as suas crianças a Jesus para que ele as abençoasse". - Lucas 18.15a

EDUCAÇÃO

O processo de educação infantil é uma das mais importantes etapas da formação da criança, pois é onde ela (e) começa a conhecer o mundo fora do núcleo familiar, tendo a oportunidade de fazer novos amigos, aprender a conviver com as diferenças e construindo a base do conhecimento, ou seja, é a fase de inserção dos pequeninos na sociedade.

 

Segundo a Junta de Missões Mundiais,  atualmente há mais de 120 milhões de crianças e adolescentes que estão fora da escola. Muitas crianças são privadas de uma educação regular. Quando elas veem de lares cristãos costumam ser ainda mais discriminadas no ambiente escolar. Elas são ridicularizadas na escola por seus colegas e professores e podem até mesmo perder o direito à educação formal. Em outros contextos como no Iraque, crianças cristãs são intimidadas a estudar o islamismo ou deixar a escola.


Apesar da "Declaração Universal dos Direitos das Crianças” reconhecida pela ONU (Organização Nacional das Nações Unidas) ser um direito universal, há muitas crianças que vivem sem acesso básico à saúde e educação. Sem isso, dificilmente crescerão com condições de chegarem saudáveis à vida adulta nem com consciência de cidadania. Os filhos estão no centro do caos e o papel dos pais na educação deles influenciará diretamente o futuro.  Decisões como qual escola estudar, qual ensino prático ter dentro de casa e como aplicar os valores bíblicos no dia a dia são alguns dos desafios que os pais cristãos enfrentam.

 

“Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles.” Provérbios 22:6

AGRAVANTES DA CRIANÇA

CRISTÃ PERSEGUIDA

Filhos de pastores precisam viver em abrigos para não serem mortos

Irã

Crianças chinesas são proibidas de frequentar a Igreja

Os pais não podem compartilhar o evangelho com seus filhos

Coreia do Norte

Crianças são obrigadas a abandonar a escola

Nascidas em nações onde há perseguição, essas crianças precisam crescer em coragem e sabedoria para que o evangelho permaneça, e elas não desistam de Jesus quando forem adultos e enfrentarem maiores pressões. Seus pais, por vezes, enfrentam terríveis escolhas: permanecerem fieis a Jesus ou proteger seus filhos? Cria-los com estratégia como cristãos ou mantê-los fisicamente seguros escondendo deles o evangelho? 

 

Na fase da adolescência, em especial nos países islâmicos, o cenário é outro. Jovens recém convertidos se deparam com o desafio de viverem sua fé em secreto, se forem descobertos são rejeitados por sua família biológica e expulsos de casa. O que há em comum nas duas fases? O amor do Senhor sobre ambos!

"Senhor, tu tens sido o nosso refúgio de geração em geração" - Salmos 90.1

 

Diante de toda essa realidade de perseguição, exclusão, dificuldades etc, Deus tem cuidado dos seus filhos! 

Apesar de muitos povos ainda não terem ouvido falar de Jesus, há também os que ouviram uma versão equivocada sobre Ele. Precisamos entender que, como Igreja, temos responsabilidade com essa causa, e você pode agir! De alguma forma Deus o usará para levar a sua mensagem até os confins da Terra. 

"Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a Fé em Cristo Jesus." - 2 Timóteo 3.15

A Bíblia nos diz que a perseguição virá para todos os que seguem a Cristo, mas é especialmente difícil de acreditar quando até mesmo as crianças são perseguidas por obedecerem a Jesus. Dados da Opeen Doors (2017) demonstram que atualmente existem mais de 215 milhões de cristãos perseguidos no mundo e dentro desse número estão as crianças, e a perseguição acontece de muitas formas.

 

“De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos." 2 Timóteo 3:12

Irã

China

Colômbia

"

"

Charles Spurgeon

Uma verdade colocada no coração de uma criança irá frutificar no presente e no futuro

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now