• White Facebook Icon

EXPLORAÇÃO SEXUAL

“Ele os resgata da opressão e da violência, pois aos seus olhos a vida deles é preciosa.”

Salmos 72:14

A exploração sexual é caracterizada pela relação sexual de adultos com crianças ou adolescente, mediada pelo pagamento em dinheiro ou qualquer outro benefício. No Brasil, esse mal atinge milhares de meninos e meninas diariamente – muitas vezes de forma silenciosa, comprometendo sua qualidade de vida e seu desenvolvimento físico, emocional e intelectual. O que deveria ser uma fase de descobertas e aprendizados acaba se tornando um eterno pesadelo.

 

Conheça as principais formas de exploração sexual:

  1. Pornografia se configura como exploração sexual quando há produção, utilização, exibição, comercialização de material (fotos, vídeos, desenhos) com cenas de sexo explícito envolvendo crianças e adolescentes ou imagens com conotação sexual, das partes genitais de uma criança.

  2. Tráfico para fins sexuais é a prática que envolve cooptação e/ou aliciamento, rapto, intercâmbio, transferência e hospedagem da pessoa recrutada para essa finalidade. O mais recorrente é que o tráfico para fins de exploração sexual ocorra de forma disfarçada por agências de modelos, turismo, trabalho internacional, namoro-matrimônio, e, mais raramente, por agências de adoção internacional.

  3. Exploração sexual agenciada é quando há a intermediação por uma ou mais pessoas ou serviços. No primeiro caso as pessoas são chamadas de cafetões e cafetinas e, no segundo, os serviços são normalmente conhecidos como bordéis, serviços de acompanhamento, clubes noturnos, etc.

  4. Exploração sexual não-agenciada é a prática de atos sexuais realizada por crianças e adolescentes mediante pagamento ou troca de um bem, droga ou serviço.

 

Fonte: Guia de referência: construindo uma cultura de prevenção à violência sexual. Childhood, 2009.

 

Estar mais perto da realidade das nações é também presenciar o que atinge o nosso próprio país. Infelizmente quando analisamos a realidade infantil brasileira, sentimos grande tristeza, porém, Deus não é indiferente aos problemas que as crianças brasileiras enfrentam: violência, abandono, aliciamento de menores, etc. A imensa graça sustenta e alivia a dor destes que sofrem.

Como enfrentar uma realidade que atinge aquelas que estão longe de nós? Traumas que passam de geração a geração, sem mudança alguma. Jesus oferece a única resposta para a vergonha das vítimas da marginalização e de injustiças sofridas e, pela Palavra, essas vidas podem ser restituídas.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now