Desmistificando a essência!
"Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus." - Efesios 5.15-16
Esses versos fazem parte do último sermão que preguei para a juventude da igreja. Antes de prega-lo eu fiquei muito tempo pensando e refletindo sobre esse verso e desde que o li me veio a cabeça a questão do evangelismo.
Nos tempos atuais em que vivemos o evangelismo se tornou algo místico e religioso, perdendo toda a essência real do que é evangelizar, do que é a entrega do testemunho do Evangelho. Pode ter gente que vai dizer que esse verso está falando da comunidade evangélica, e eu concordo, mas há um traço além disso.
Uma vez que vivemos de maneira honesta e correta em nossa comunidade cristã, a nossa vida cristã passa a sair dos muros da igreja e passa a alcançar o perdido, lembrando que a Bíblia diz que as pessoas que levam a Palavra devem ser irrepreensíveis (1 Timóteo 3.1; Tito 1.6). O que quero dizer com isso é que o evangelismo realmente acontece quando você tem o cuidado de viver como um cristão peregrino neste mundo e não como um residente mundano. Evangelismo não está ligado a panfletos e frases prontas, embora essas coisas funcionem como meio e não como finalidade. Se nós cristãos estivéssemos mais preocupados em sermos cristãos em nossa sociedade, precisaríamos menos de panfletos ou outros artifícios para um bom evangelismo, pois refletiriam os Cristo e falaríamos como ele e as pessoas seriam confrontadas pelo o que deveríamos estar sendo que é Sal e Luz, temperar e iluminar (de maneira MUITO resumida).
Ao invés de pensar em métodos pense em ter uma vida que seja sábia aos olhos de Deus e então as oportunidades para um excelente evangelismo aparecerão, pois como a Bíblia diz:
"...Os dias são maus." e as pessoas carecem da salvação. Pregue com palavras, pregue com sua vida.
Deus abençoe!