A VERDADE PRECISA SER DITA
“[...] como, pois, lhe diremos que a criança é morta? Porque mais mal lhe faria.” – 2 Samuel 12:18c
A realidade que os servos de Davi estavam vivendo neste instante se assemelha muito ao que vem acontecendo no cristianismo contemporâneo: Não somos capazes de falar a verdade levando em consideração o “mal” que podemos causar à pessoa.
Isso é tão perigoso que o título dos nossos irmãos tem feito muito dano a nós, e sem perceber não estamos servindo ao Senhor e muito menos nossos irmãos que precisam ouvir a verdade, mesmo que isso cause dano a natureza carnal dele!
Os servos de Davi estavam receosos de falar que a criança (filho do Rei de Israel) estava morta simplesmente pelo da notícia poder fazer mal a ele. Existem muitos filhos mortos, gerados em ventres egoístas em pessoas que perderam a visão do Reino! Eles precisam saber que o que eles estão gerando e fazendo está morto! Não tem vida!
Essa notícia pode fazer um tremendo mal a pessoa, mas nós que levamos a boa palavra do Senhor e estamos vendo a verdade e a realidade precisamos ser zelosos e assim falarmos a verdade, não podemos deixar de falar que algo está morto, que algo está errado segundo o padrão de Deus, que algo não tem mais vida! Quem fala a verdade manifesta a justiça (Provérbios 12:17a), ou seja, quando os servos de Davi falassem o que o Senhor tinha feito com a criança – fruto do pecado – a justiça, o caráter de Deus se manifestaria de forma gloriosa revelando assim a verdadeira vontade do Pai: o fim de algo que começou errado!
Não podemos deixar de falar a verdade em nome de honras ou recompensas, ou pior, medo de fazer mal para a natureza carnal dos nossos irmãos.