• White Facebook Icon
  • White Facebook Icon

SUFOCANDO A SEMENTE - 01

22.5.2016

"E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera" - Mateus 13:22

 

Há pouco tempo esse foi o versículo que usamos para base da nossa oração por uma das nações africanas, e novamente Deus chama a nossa atenção a respeito dele, por isso, deixe Ele falar ao seu coração, pois é justamente sobre corações que falaremos hoje.

 

A palavra é clara a respeito do que acontece com a semente – que é o evangelho – quando esta cai em solo espinhoso: sufocamento e morte. Sufocar significa tirar o ar, reter a respiração, e aos poucos tirar o fôlego. Muitas sensações se misturam dentro da pessoa quando acaba sufocada por algum motivo, por exemplo, quem nunca quando criança brincou com sacolas plásticas cobrindo a própria cabeça? No começo nada muda, com ar que temos apesar de escasso podemos ainda sorrir e brincar tranquilamente, tudo está sob controle, mas de repente tudo parece mudar, sem perceber o nosso corpo exige cada vez mais ar em menos espaço de tempo, mas esse ar já não existe, pois existe uma sacola bloqueando a entrada daquilo que pode continuar dando ar aos nossos pulmões e consequentemente nos mantendo vivos! Quando percebemos, a angústia já toma conta e o desespero por ter começado a brincar com a sacola na cabeça já domina todo o nosso viver e toda a nossa diversão perde a graça, e rapidamente tiramos aquilo que está nos sufocando para podermos continuar a viver. A sacola do exemplo citado é o espinho que Jesus disse, só que ao invés de estar sobre a nossa cabeça os espinhos da vida estão dentro dos nossos corações sufocando a semente do evangelho.

 

O Senhor Jesus deu nome a estes espinhos: Cuidados da vida e Fascinações das riquezas. Hoje vamos tratar do primeiro, os Cuidados da Vida.

 

O que tem te preocupado? O que tem trazido ao seu coração um cuidado tão grande capaz de sufocar aos poucos a mensagem de salvação e a promessa de Deus? É preciso um exame minucioso, uma sinceridade verdadeira para enxergar tudo o que tem te trazido preocupação e consequentemente tirando o “ar” do evangelho dentro do seu coração.

 

Não sei em qual momento e instante você está vivendo, mas sei que o final desse cuidado resultará na morte da semente que um dia foi plantada. Os cuidados da vida têm sido um mal muito grave nos corações dos que recebem a palavra do Senhor. Como vou fazer? Com quem vou passar a minha vida inteira? Quem será meu esposo, minha esposa? Como vou pagar as contas? Como nossos filhos serão cuidados? Como vou exercer meu chamado? Como Deus vai fazer o que prometeu? Todas essas e outras questões como espinhos agudos sufocam a semente. Note que o espinho (cuidado da vida) não afeta o coração do homem, ele só tem efeito na mensagem um dia pregada. Os cuidados da vida vêm para acertar em cheio a palavra do Senhor plantada na sua vida, pois são gerados pelo seu próprio coração! Essas preocupações começam a reter para si toda a vida com que evangelho estava crescendo e amadurecendo dentro de você.

 

Hoje o Senhor está nos dizendo: “Arranque estes espinhos do seu coração!” – “Volte a deixar a minha palavra crescer e gerar os frutos para mim dentro do seu coração”. Como isso é importante meus irmãos, como precisamos fazer dos nossos corações solos férteis para receber a semente do evangelho. Nossos corações podem e têm a capacidade de combater contra a própria palavra do Senhor e como é triste perceber que nós combatemos contra a voz do nosso Deus, mas ore, e arranque toda preocupação de dentro de si. Peça ao Senhor para também tirar até mesmo aquilo que você não é capaz de ver, mas que o seu coração também está gerando como espinhos contra o evangelho.

 

Que o Pai nos dê a capacidade se sermos agradáveis a Ele, em Cristo Jesus.

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags