• White Facebook Icon
  • White Facebook Icon

HOMENS MAUS SABEM FAZER O BEM...CUIDADO

7.7.2016

"Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos [...]"

Mateus 7:11


Fazer o que é bom ou ter uma atitude bondosa não é critério para ser "bom" aos olhos do Senhor, sem falar que temos a estranha mania de acreditar que as boas ações dos homens estão literalmente ligadas a sua vida piedosa e temente a Deus, mas não é bem assim que as coisas funcionam. Jesus declara que homens maus sabem dar boas coisas aos filhos, aos que estão próximos do seu convívio. A maldade do homem não anula a sua capacidade de fazer o bem, e aqui precisamos ter muito cuidado, pois muitas vezes nos precipitamos ao afirmar que as boas ações, ou atitudes diretamente ligadas ao próximo, são reflexo da ação de Deus na vida daquela pessoa, nem sempre. Sem dúvida, as boas obras e o amor ao próximo revelam o caráter de Deus impresso no seu servo, mas não somente isso, existem os frutos do arrependimento, a justiça, a mortificação da carne, a vida santa, entre outras características que revelam a obra do Senhor na vida daquele que foi salvo e não somente fazer o bem ao outro.

Na parábola do bom samaritano aprendemos que a atitude daquele homem foi boa, sua ação foi boa, e assim, em Jesus aprendemos que até um samaritano pode fazer o bem, e que isso não é uma característica apenas dos salvos, e isso não faz dele uma "pessoa boa" porque só há um que é bom, Deus (os samaritanos eram considerados impuros pelos judeus e tinham sua própria religião, o samaritano hoje é uma analogia às pessoas que não temem ao Senhor). Por isso precisamos tomar cuidado com o senso comum, que diz que fazer bem ao próximo está acima de tudo e que o importante mesmo é o bem estar do ser humano, e precisamos tomar cuidado por qual motivo? Justamente pelo fato de uma boa ação não revelar a identidade original do ser humano, só Jesus teve a capacidade de nos revelar isso para que não fôssemos enganados.

Hoje vejo muitos irmãos em Cristo justificando atitudes idólatras de homens e mulheres somente pela suas boas ações. Vejo pessoas se entregando às falsas religiões tendo como base a atitude bondosa do líder daquela religião! Muitos vivem no engano justamente por não levarem em consideração a real condição do homem e sua carência de salvação, mesmo tendo atitudes moralmente admiráveis. Não se enganem, homens maus sabem dar boas coisas aos seus filhos, e isso não quer dizer que eles sejam servos do Senhor, que vivam uma vida santa e piedosa de verdade.

Ame ao próximo, faça o bem em todo o tempo, mas não se apoie nas suas próprias ações, e nem nas ações de outros. Muitos homens "bondosos" revelam um caráter ímpio quando a luz do Senhor brilha na escuridão das suas motivações. Um homem não deve ser creditado como servo de Deus se este anula totalmente os outros critérios de uma vida justa perante o Pai para ficar apenas com as boas ações e a bondade ao próximo.

Que o Senhor nos dê discernimento em todo o tempo, e que possamos enxergar segundo sua palavra.


 

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags