• White Facebook Icon
  • White Facebook Icon

PERMANECER

"Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia. Só Lucas está comigo [...]" - 2 Timóteo 4:10-11

Permanecer não é uma tarefa fácil em qualquer circunstância, por exemplo, eu faço curso de inglês e espanhol e durante os semestres é muito difícil crer que todos os alunos que começaram o curso permanecerão. O que dizer então dos cursos de graduação onde a turma começa com 60 alunos e termina com 15? Com Paulo não foi diferente, assim como não é diferente em nossas congregações e na caminhada em direção à vida eterna.

Paulo quase perto da morte revela a Timóteo que muitos o haviam abandonado por vários motivos, apenas Lucas estava com ele, ou seja, apenas Lucas permaneceu. O motivo pelo qual alguém não permanece é sempre um segredo que somente a pessoa que desistiu poderá revelar, ou então, suas futuras ações revelarão suas presentes motivações. Mas hoje o Senhor quer nos mostrar como é difícil permanecer, o quanto é complicado ficar firme.

Para quem faz um curso de línguas o motivo da desistência nunca será a língua nova em si, mas as dificuldades que cercam essa jornada de aprender um novo idioma. Não é fácil aprender uma nova língua, a pessoa vai ter que se dedicar, passar horas estudando, se concentrar em sala de aula mesmo vivendo dificuldades do lado de fora, etc. Os que acham tudo isso muito difícil não permanecem, simplesmente param. A dificuldade é real assim como é difícil permanecer, mas é importante que cheguemos até o final, principalmente quando estamos falando da vida eterna. No caso de Lucas e dos outros homens a dificuldade de estar junto com o apóstolo Paulo nos seus últimos dias de vida não era por causa da sua companhia como se ele fosse uma pessoa difícil, pelo contrário, creio que Paulo era um bom amigo, uma boa pessoa para se ter por perto, sendo assim o real motivo para não permanecerem firmes era o próprio evangelho e onde a pregação dele e a prática os levariam.

Não é fácil ser cristão e permanecer firme até o fim do caminho, até os portões celestiais. Hoje em dia parece que pregamos e prometemos uma vida fácil, de fáceis relacionamentos, de decisões fáceis a serem tomadas em relação ao que é eterno, mas a realidade não é essa. É difícil permanecer, é difícil ficar, é difícil não parar ou se desviar do caminho, de fato é difícil, mas não podemos parar, não podemos desistir, precisamos descansar no Senhor e seguir a caminhada. Permaneça firme, continue até o fim e ame ao Senhor, assim você receberá a recompensa eterna.

#permanecer

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now