• White Facebook Icon
  • White Facebook Icon

HÁ TEMPO...

"Há tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou" - Eclesiastes 3.2b

Todos nós consideramos o tempo de plantar, pois esse tempo é sempre produtivo. Plantar é sempre positivo. Ora por que o suor das próprias mãos é um bem que Deus nos deu. Podemos entender plantar como tentar, experimentar, trabalhar entre outras coisas que estão ligadas às ações que podemos ter. Podemos entender como semear onde quer que Deus nos chame ou que nossos desejos se apliquem. Podemos entender como o princípio de uma criação, ou seja, podemos entender plantar como algo positivo e como iniciativa de um coração pronto a fazer algo. Mas quase sempre nos esquecemos do significado de "arrancar o que se plantou". Enquanto o ato de plantar pode ter inúmeras formas de ver, tanto literais quanto figurativas, arrancar não dispõe da mesma "beleza". Só se arranca algo plantado por dois motivos, aos quais passo a explicar, embora peço perdão por não ter domínio sobre os assuntos referente à plantar.


Primeiro: Se arranca algo plantado por que se chegou o momento de colher. O primeiro ponto é positivo. Arrancamos porque esse algo chegou a sua plenitude, porque esse algo amadureceu e precisa sair de seu "pequeno mundo" para frutificar. A colheita é a hora de se tirar os melhores frutos para que eles gerem vida. Nesse caso arrancar é algo completamente bom, pois é necessário arrancar para que algo continue tendo vida e possa gerar novas vidas. A colheita é quando a plantação foi bem sucedida e frutos foram colhidos daquela semente.


Segundo: Se arranca algo plantado porque esse algo está e condições de ser gerado. O segundo ponto é negativo. Arrancamos porque esse algo apodreceu e corre o risco de estragar quem está a sua volta, usamos o termo arrancar porque ele da uma conotação grosseira. Arrancar algo é tirar esse algo de suas raízes e obstruir a oportunidade de destruição. Arrancamos porque esse algo não tem mais a capacidade de gerar vida, não tem mais a capacidade de frutificar. O arranque é quando a colheita não pode ser feita, pois já não há vida.


Há o tempo de se plantar, mas há o tempo de analisarmos a plantação e arrancarmos dela o que não serve mais, arrancarmos o que nos impede de amadurecermos e crescermos em Cristo.

Deus te abençoe e te use.

#plantar #colher #arrancar #frutos #tempo

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now