• White Facebook Icon
  • White Facebook Icon

DONS E MINISTÉRIOS

13.10.2016

"E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos" - 1 Coríntios 12:5-6


A palavra do Senhor é bem clara quanto a diversidade de ministérios e dons que há no Corpo de Cristo, porém, nós desprezamos essa verdade que é tão importante para a saúde da Igreja.


Nada do que está contido nas escrituras possuem mais ou menos valor, todas as promessas, mandamentos, estruturas, profecias, etc., são de igual valor. Quando nos esquecemos disso acabamos cometendo o erro que hoje vemos na maioria das congregações, que é falta de diversidade de ministérios e dons visando o arrependimento dos pecadores, edificação da Igreja e glórias ao Senhor. Há um mal uso dos dons do Espírito Santo e negligência com os ministérios bíblicos citados em Efésios 4:11 por exemplo.


Quando desprezamos a verdade de que a Igreja é composta por todos esses membros e suas diferentes funções para um mesmo objetivo, começamos a achar que certas pessoas não são importantes em nossa congregação, começamos a entender o Corpo a partir daquilo que vemos com os nossos próprios olhos, e assim, deixamos de lado a verdade bíblica que diz como tudo deve ser feito e que sim aquele ministério é valioso.


Existem igrejas que não geram um evangelista, mas está cheia de doutores, outras só se preocupam em levantar pastores, mas não há nenhum profeta para corrigir os excessos destes homens. Existem congregações que não possuem nenhuma pessoa que ensine, que seja um verdadeiro mestre ou doutor como preferir. Em outras podemos ver um enorme zelo com o ensino bíblico, porém desprezam os dons do Espírito que curam e operam maravilhas. E assim vamos indo, sempre um pouco mais disso, um pouco menos daquilo, nada daquilo outro e quando vamos ver, o corpo não está funcionando bem, e o motivo é porquê está faltando partes importantes nessa unidade, estão faltando membros que vão desenvolver sua função específica para o ajuste perfeito do Corpo segundo Cristo. (Não estou falando de louvor, grupo de jovens, terceira idade, etc., tudo isso tem aos montes, estou falando de ministérios e dons eclesiásticos que transitam em todos esses serviços)


O mais triste é que esse modelo que favorece mais ministérios do que outros e mais dons do que os outros, não dá a chance para que pessoas exerçam suas funções conforme a chamada de Deus. É praticamente impossível alguém desenvolver um cargo de ensino nas congregações neopentecostais hoje em dia, assim como é quase uma heresia você orar por cura ou por milagres maravilhosos em congregações mais tradicionais. (Estou falando de forma geral, e isso por causa dos excessos, eu sei)


A verdade irmãos é que precisamos voltar para as escrituras, onde o pastor apascenta, o evangelista pesca almas, o apóstolo cuida da doutrina bíblica, o profeta corrige e ajusta segundo a voz de Deus, o mestre ensina e todos os membros possuem dons para edificação da Noiva de Cristo. O lugar onde todos fazem tudo é o lugar onde ninguém faz nada. É preciso mais sabedoria para administrarmos melhor as funções do Corpo, é preciso humildade do pastor para reconhecer que precisa de um mestre entre suas ovelhas, é preciso humildade do evangelista em saber que ele não foi chamado para ser pastor, mas sim para ganhar alma por alma, uma de cada fez e levá-las até aquele que fará o trabalho de cuidar delas.


Não é pelo fato que você não foi chamado para exercer determinada função que ela pode ser descartada. Não é pelo fato de você não ter determinado dom que os outros não são importantes. Pense nisso, pois, precisamos corrigir essa falha irmãos!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags