• White Facebook Icon
  • White Facebook Icon

CADA UM NA SUA FUNÇÃO

17.2.2017

“Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar [...]” - 1 Coríntios 1:17a 


É cada vez mais notória a maneira equivocada com que pensamos o corpo de Cristo, ou seja, a Igreja. Achamos que é responsabilidade da Igreja fazer tudo o que ela pode fazer, mas nos esquecemos que o dever dela não é fazer tudo o que ela pode fazer, mas sim, fazer o que ela de fato deve fazer. Esse pensamento ressoa e encontra braços confortáveis nos cristãos individuais que, sem critério algum, impõem "tarefas" e obrigações impróprias, não somente ao Corpo de forma coletiva, mas a cada membro de forma individual, e isso não é bom.


Paulo em sua primeira carta ao povo de Corinto está preocupado com vários assuntos relativos a fé em Jesus, e o primeiro deles é o batismo e em nome de quem cada convertido era batizado, mostrando assim que, nem ele e nem Apolo, eram maiores do que Jesus, nome pelo qual de fato as pessoas nasciam de novo. Ao esclarecer esse assunto (coisa que expliquei de forma bem superficial) Paulo nos dá uma importante informação: "Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar […]" - essa declaração deixa claro para a Igreja de Corinto e para nós hoje, que cada membro possui sua responsabilidade particular dentro da unidade denominada "Corpo de Cristo", ou seja, seria justo, apesar de Paulo ter batizado algumas pessoas, a Igreja ou membros isolados cobrarem dele dessa tarefa? Seria correto Paulo ser acusado de não cumprir com tudo o que ele poderia fazer, já que não foi chamado para essa tarefa de forma específica? O Senhor quer que nós entendamos que como Corpo temos uma tarefa específica, e que essa tarefa envolve cada membro com suas respectivas responsabilidades específicas e bíblicas também. 


O apóstolo dos gentios sabia para o que o Senhor o havia chamado, evangelizar! E não, a Igreja não poderia colocar a "culpa" de não batizar sobre Paulo, e nem ele deveria aceitar isso sobre si, pois ele tinha muito claro o chamado específico que deveria exercer dentro do Corpo que vive em unidade. Evangelizar não é uma tarefa que foge à comunidade cristã, e toda e qualquer tarefa que fuja aos padrões bíblicos deve ser desconsiderada, mas esse não é o caso do versículo citado. Hoje infelizmente vemos muitos cristãos frustrados em "chamados" que eles mesmo não foram delegados por Deus para exercer. Vemos irmãos que poderiam ser uma "arma" evangelística em sua profissão ou em seu lar, mas que sentiram uma "culpa" da qual não puderam suportar e então acharam que deveriam fazer aquilo, mesmo que só para cumprir tabela. Ou então, vemos pessoas insistindo em ter uma vida "comum" quando foram chamados para largar tudo e pregar as boas novas entre os povos.


A Igreja tem uma Missão, pregar o evangelho e fazer discípulos, e cada cristão tem sua responsabilidade nessa Missão, ou seja, cada um deve exercer a função que lhe cabe dentro desse organismo, com o propósito de alcançarmos o objetivo pelo qual um dia seremos cobrados. Se o Senhor te chamou para ensinar, ensine, se Ele te chamou para administrar e gerar recursos financeiros para a Missão, administre, se Ele te chamou para pastorear, cuide das ovelhas, se Ele te chamou para cuidar do seu lar e dar testemunho do evangelho em sua vizinhança e família, faça isso. Deus nunca vai cobrar a tarefa de pastorado de uma mãe cuja tarefa (que Ele mesmo entregou) seja educar seus filhos e ensiná-los o caminho da salvação, Ele vai cobrar exatamente aquilo que chamou a pessoa a fazer, ou seja, Paulo não será cobrado por não ter batizados milhares, mas sim por evangelizar milhares, sacou? A quem Deus entregou muito, tal pessoa será cobrada nessa proporção, pois servimos o Deus que é justo em tudo. Aquele que multiplicou cinco em dez receberá sua recompensa, assim como aquele que multiplicou trinta em sessenta, o Senhor não vai cobrar sessenta daquele a quem Ele entregou cinco. Cada ore a Deus e com a ajuda da sua Igreja local, desenvolva a obra pela qual o Senhor te chamou a cumprir, sem culpa, mas com fé, amor e esperança para a glória de Deus.

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags