• White Facebook Icon
  • White Facebook Icon

O ALVO DO MAL

24.3.2017

"Ouvi, pois, o sentido da parábola do semeador:" - Mateus 13:18


Assim começa a explicação de Jesus para a parábola do semeador. Quando lemos essa parábola percebemos um ataque em três "níveis" contra quem recebe a semente do evangelho, não exatamente contra quem, mas sim, contra o que. Quando o Senhor explica o sentido do que Ele havia dito, fica claro que não se trata de um ataque contra a pessoa que ouve a mensagem da salvação, mas sim, contra a própria mensagem no coração do homem que a recebe.


Primeiro percebemos que a semente do evangelho é facilmente saqueada dos corações que ouvem e não entendem a palavra. O diabo vem e saqueia a semente recém plantada, ou seja, ele nem ao menos "atinge" em primeira instância a vida propriamente dita da pessoa que ouve a mensagem, mas sim a semente que nela o semeador tentou plantar (verso 19). A segunda semente é recebida por um coração alegre, porém, novamente a semente do evangelho é atacada, mas agora é a tribulação e a perseguição que mata a recém plantada semente sem raiz forte (versos 20-21). Percebemos assim que, tanto a tribulação quanto a perseguição, logo encontram ocasião para "atacar" a mensagem salvífica no coração do homem antes de "atacar" o próprio homem. Por último, os nossos próprios cuidados, preocupações e sedução das riquezas, são responsáveis por sufocar a semente plantada, e assim, torná-la infrutuosa (verso 22). Novamente nenhuma dessas investidas tem como foco o coração da pessoa (pelo menos não por enquanto) ou a vida de quem ouve, mas sim a semente, a mensagem que foi semeada no coração.


O que o Senhor está nos ensinando hoje é que tanto o diabo (realidade espiritual), quanto os problemas que estão ao nosso redor (tribulações e perseguições), como o nosso próprio coração enganoso cheio de preocupação e sedução, lutam e combatem contra a semente do evangelho em nossas vidas! É óbvio que nisso tudo não somos vítimas, pois Jesus nos mostra que existe uma terra boa, ou seja, um coração que protege, guarda, e nutri a mensagem pregada, a semente plantada! Não pense você que tudo isso que escrevi tem como objetivo atingir a sua vida, não, tudo isso - diabo, o mundo com seus problemas, e o seu coração mau - querem destruir a semente que está em seu coração, querem roubar, querem matar, sufocar a semente do evangelho que tem como objetivo produzir frutos de arrependimento, de honra e glória a Deus, de frutos que permanecem, e que, resultam em outras plantações.


Cuide do seu coração, pois é em um coração bom que a semente estará guardada e protegida! Tudo e todos, vão querer matar a semente, a palavra do Reino (verso 19)! Sem a semente do evangelho sua vida está vulnerável, aí sim, seu coração será o próximo alvo dos ataques do maligno, do mundo e do seu pecado. Viva o seu chamado zelando pela pregação, cuidando da semente que será e está plantada em ti. O primeiro alvo do mal é a semente do evangelho, você é apenas o segundo!

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags