VOCÊ NÃO PODE LEVAR NADA
"Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma." - Eclesiastes 9:10
A narrativa de Eclesiastes apresenta para nós uma perspectiva humana e natural a respeito da vida. O "Pregador" ou "Sábio" retrata sua frustração ao perceber que nada debaixo do sol por de fato trazer satisfção para o homem. Ele percorreu todos caminhos da vida, provou de cada um deles, e não achou razão ou sentido para sua vida nos próprios caminhos.
O autor, ao experimentar a vida em suas várias perspectivas, percebe que qualquer sentido que ele busque para ela sem Deus não tem razão alguma! Simplesmente a perspectiva de uma vida recheada de prazeres naturais e mundanos sem o autor da vida não faz sentido algum, não possui propósito para o homem.
O versículo de hoje nos mostra justamente uma das decepções do autor: todo o conhecimento, sabedoria e projeto que ele pudesse acumular não se sustentariam na eternidade. O que precisamos aprender e o que Deus quer nos ensinar hoje é que nosso conhecimento humano e natural não resolverá nada diante da realidade eterna que nos aguarda. O sábio escritor entendeu isso e tratou de incentivar as pessoas a aproveitarem a vida terrena para usarem seus conhecimentos e elaborarem seus projetos, porque para a sepultura não podemos levar nada.
Na eternidade nenhum projeto ou construção humana será edificada, nenhuma sabedoria natural aproveitada, diplomas, mestrados e títulos não serão reconhecidos. Cara, isso é tão óbvio para não nos darmos conta disso! O meu e o seu conhecimento terreno não vale de nada na eternidade. Por isso, repense sua maneira de viver, o modo como tem vivido e atrás do que tem corrido, pois estamos a caminho da eternidade, estamos rumo ao trono do Deus eterno.
Que o Senhor te abençoe.