• White Facebook Icon

TRÁFICO HUMANO

Tráfico Humano é o recrutamento de seres humanos, pela força, fraude, enganação ou outras formas de coação, com propósitos de exploração, ou seja, é o ato de exploração em vulnerabilidade, refletida em trabalho exploratório/escravo.

(Cartilha Direito da Pessoa Humana: Trabalho, Dignidade e Mulher, publicada pela FECITP, Campo Grande 2016)

Dados oficiais da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apontam que 45 milhões de pessoas são traficadas por ano em todo o mundo. O tráfico humano movimenta mais de US$ 150 bilhões por ano. A cada 30 segundos, uma pessoa se torna vítima do tráfico sexual, boa parte delas são crianças, sendo que apenas 1% a 2% são resgatadas por ano. Esta é apenas uma das cinco finalidades do tráfico humano mais praticadas por criminosos. As outras são: adoção ilegal, remoção de órgãos, trabalho escravo e casamento forçado. São informações da própria Organização das Nações Unidas, que também relata que vítimas deste tipo de crime são de 152 nacionalidades e estão espalhadas por 124 países. É, portanto, o terceiro mercado criminoso do mundo, sendo superado apenas pelos tráficos de armas e drogas. 44% das vítimas do tráfico são alvos de exploração sexual, 32% são aliciadas para exploração no trabalho e 25% sofrem com a combinação de ambos os tipos de exploração.

Sabemos que toda essa exploração vem do pecado, possuímos uma responsabilidade mediante a isso, o primeiro pecado é sobre aquele que está traficando e o segundo erro é o nosso em omitirmos nossa responsabilidade como membro do corpo de Cristo e ignorarmos essa realidade.

Precisamos estar de olhos abertos, coração aberto, braços aberto, crer que a Bíblia que possuímos de Gênesis a Apocalipse é a verdade! E que Deus pode fazer a transformação e serem verdadeiramente livres, nenhum ser humano, feito à imagem do Criador, merece ser comercializado. Temos a resposta para essa exploração, iremos guardá-la em nossas gavetas ou nos levantaremos como exército de Cristo?

As mulheres são o principal alvo do tráfico internacional de seres humanos. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que, só na Europa, 500 mil mulheres sejam traficadas a cada ano, visíveis para os traficantes, são mais vulneráveis muitas viajando sozinhas. Quando elas não têm recursos financeiros para pagar pela viagem, os traficantes tentam frequentemente coagi-las a terem relações sexuais. Também que lhes ofereceram um desconto no custo da viagem ou uma espera mais curta para entrarem nos barcos que fazem a travessia do mar Mediterrâneo, em troca de sexo.

A exploração sexual é uma das faces do tráfico de pessoas, sendo as mulheres/crianças os grupos mais vulneráveis e alvo privilegiado, usando métodos violentos para intimidar suas vitimas. Considerado crime se caracteriza quando alguém obtém lucro com o exercício da prostituição de outra pessoa, ou pratica outros tipos de exploração sexual – como a pedofilia, pornografia. Muitas aceitam por conta de viverem em situação de vulnerabilidade social, com a falta de oportunidades e principalmente por não conhecerem a Jesus!

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança [...]”

Gênesis 1:26

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now